O planejamento logístico em canteiro de obra (PLCO) diz respeito ao gerenciamento pró-ativo dos tipos e quantidades de materiais a serem utilizados no empreendimento, incluindo rotas de abastecimento, manuseio, armazenamento, segurança, utilização e reutilização, reciclagem e descarte de materiais em excesso.
A medida que os projetos tornam-se maiores, as cadeias de suprimento aumentam, os controles ficam mais complexos e o planejamento torna-se cada vez mais difícil a logística torna-se, consequentemente, mais importante.
A utilização da logística como uma abordagem complementar à gestão da construção está se tornando cada vez mais popular e a logística é hoje um elemento-chave do planejamento pré-construção, não apenas em grandes empreendimentos relacionados a obras de infra-estrutura como também no planejamento e execução de projetos de construção civil dos mais diversos tamanhos como os ligado ao programa Minha Casa Minha Vida.
O planejamento logístico em canteiro de obra (PLCO) é uma vantagem competitiva e deve ser iniciado logo no planejamento do empreendimento. A LKX atua nesse momento desenvolvendo em conjunto com nossos clientes uma estratégia clara para a logística englobando as melhores práticas adquiridas por nossa experiência em campo.
O desenvolvimento do PLCO ocorre em conjunto com os clientes, por meio da comunicação consistente entre a LKX, o setor de suprimentos e os engenheiros de campo. Para tal, são mapeados e compreendidos todos os procedimentos relacionados aos insumos utilizados no empreendimento, principalmente mas não se limitando a: entrega, armazenamento e manipulação no local.
Esse procedimentos são incorporados ao PLCO por meio de mapas e fluxogramas que passam pela avaliação e validação de todas as partes envolvidas.
Ressaltamos que o PLCO é dinâmico, sendo modificado/atualizado de acordo com o desenvolvimento do projeto. Além disso, as práticas relacionadas ao PLCO em campo são constantemente monitoradas, revistas e ajustadas.
Após a conclusão do projeto, é elaborado relatório contendo as conclusões do PLCO incluindo as principais ganhos de eficiência, organização e redução de perdas.