Com a chegada das chuvas muitos canteiros de obra apresentam pontos de acumulo de água e surge a necessidade de direcional o fluxo de escoamento da água pluvial.
Para tal e necessário executar a escavação de valas de drenagem com larguras que variam de 30 a 60 cm e uma profundidade de até 100 cm, alem disso e necessária a escavação caixas coletoras com medidas medias de 150x150x200cm.
Referidas escavações são o tipo de trabalho a ser executado com escavadeiras compactas com peso de até 3,7 toneladas, esteira de borracha (exercem pouca pressão sobre o solo) e lamina dozer.
As escavadeiras compactas apresentam um rendimento excepcional nesse tipo de trabalho por não possuírem a necessidade de patolar (como as retro-escavadeiras e míni retro-escavadeiras) ou seja, a produção é constante e pode chegar a mais de 80 metros por hora, mesmo em terrenos saturados.
Além disso, as escavadeiras compactas são os equipamentos mais seguros e produtivos para escavação perto de taludes e acertos em terrenos, mesmo em tempo chuvoso.
Por fim, as escavações embaixo de laje são outro diferencial desses equipamentos pois além de alguns modelos possuírem baixa altura da cabine outras permitem a retirada da mesma.
Escavação embaixo de laje em terreno saturado
Escavação em terreno saturado rente a muro, possível apenas com escavadeiras compactas em que o braço de escavação fica rente ao muro sem comprometer o giro do equipamento.