quarta-feira, 2 de março de 2011

Mecanizar na construção civil é preciso!

Com o aumento do salário dos profissionais ligados à construção civil e a dificuldade de contratação de profissionais qualificados, torna-se cada vez mais necessária a mecanização de parte dos trabalhos realizados pela mão de obra. Principalmente, daquelas tarefas executadas por profissionais relacionados a trabalhos de movimentação de materiais horizontal e vertical.

Um dos fatores que qualquer empresa de engenharia deve levar em consideração ao mecanizar parte de seus serviços é dimensionar a extensão dos mesmos e ser capaz de integrar as demais etapas da cadeia, de modo a aproveitar da melhor forma o possível os ganhos da mecanização, os quais, em sua maioria, não se traduzem no custo direto mais sim na redução do prazo de execução.

Para tal, é fundamental planejar e contar com o auxilio da Lokmax,  que possui profissionais com experiência tanto na execução de serviços como no dimensionamento dos equipamentos a serem utilizados. Somente assim, os ganhos de mecanização serão potencializados e a matemática do Homem/hora x Máquina/hora tenderá drasticamente para o segundo.

Abaixo destacamos algumas vantagens da mecanização

·         Acelera a execução de tarefas reduzindo o período de  construção;
·         Reduz a mão de obra, aumenta a capacidade produtiva, reduz os custos de trabalho.
·         Aumenta a segurança das tarefas.


Abaixo exemplo comum na obras em que a falta de noção em mecanização por parte dos profissionais leva perda de tempo na descarga manual de caminhões


Abaixo exemplo de escavação manual na abertura de cintas. Mais da metade das construtoras ainda utilizam a mão de obra como principal ferramenta de escavação em locais confinados ou em valas de pequena profundidade e largura.


Na próxima figura o carro prancha empurrado por serventes para transportar madeira. No transporte pelo homem a produtividade é inversamente proporcional ao tempo enquanto que o equipamento compacto possui produtividade linear ao passar do tempo.

Na próxima figura, escavação de blocos efetuada por escavadeira compacta com produção 10 (dez) vezes maior que a com mão de obra, redução de riscos de acidentes e redução de movimento de pessoas no canteiro de obras.








← Postagem mais recente Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário